Foto: Marcelo Camargo (Divulgação)
A partir deste ano, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) passa a ser obrigatório para todos os dependentes dos contribuintes que tiverem que declarar o Imposto de Renda Pessoa Física 2019.
Nos Correios, além da inscrição para quem não tem o documento, é possível fazer também a regularização cadastral e a alteração de dados como data de nascimento, número do título eleitoral, endereço, nome da mãe e a mudança de sexo - que era realizada somente em unidades da Receita Federal.
Governo do Estado quita salários de janeiro de todos os servidores públicos
Em 2018, foram realizadas pela rede de atendimento dos Correios 6,3 milhões de inscrições ao cadastro, um aumento de mais de 15% em relação ao ano anterior. Somente no Rio Grande do Sul, no ano passado foram realizadas mais de 275 mil inscrições, o que representou um aumento de cerca de 19% em relação a 2017.
Para solicitar a inscrição no cadastro, o cidadão deve comparecer a uma agência dos Correios munido da documentação necessária e pagar o valor de R$ 7,00. O número do documento sai na hora.
FUNÇÃO DO DOCUMENTO
O CPF é usado para identificar o cidadão na Receita Federal. Não é obrigatório portar o cartão, mas o número do cadastro é exigido em várias situações, principalmente em operações financeiras, como abertura de contas em bancos.
*Com informações dos Correios